quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tecnologia 3D

Os efeitos 3D não são novidades no cinema, como já é de conhecimento de todos, há um bom tempo existiam aqueles óculos com lentes azul e vermelha. Acontece que os efeitos que eles proporcionavam não eram tão bons, e o cinema 3D não deslanchou. Estudos foram feitos e uma nova tecnologia prometia efeitos impressionantes, incomparáveis com a antiga tecnologia. E foi assim que aconteceu no lançamento de Avatar, o primeiro filme com a nova tecnologia 3D digital. Na minha opinião o filme Avatar até agora entre os que eu assisti, tem os melhores efeitos produzidos.

Apesar da diferença entre a qualidade dos efeitos, as duas tecnologias são baseadas no mesmo principio, imitar a visão humana, ou seja duas imagens.
Certo, vamos explicar... a visão humana é formada por 2 imagens, uma de um olho e outra de outro olho; e a combinação dessas duas imagens dá maior percepção de profundidade.

Faça um teste... pegue um palito qualquer, uma caneta e uma folha de papel. Com a folha de pepel em uma mesa e o palito entre seu rosto e a folha, use caneta para rabiscar na folha a posição do palito visualizado com apenas um dos olhos abertos e depois com apenas o outro olho aberto (mantendo o palito na mesma posição). Faça o teste em duas situações: O palito próximo do rosto e o palito afastado do rosto. Você irá perceber que quanto mais próximo do rosto o palito estiver, mais afastadas serão as imagens rabiscadas no papel.

Essa é a diferença da imagem de cinema normal para imagem de cinema 3D. No cinema normal só existe uma imagem de exibição, no cinema 3D são duas projeções, uma sobreposta à outra. O efeito se da da forma que... quanto maior e mais afastado estiver um elemento existente nas duas imagens, maior a impressão de proximidade. E o contrário, quanto menor e mais próximo um elemento existente nas duas imagens mais afastado irá parecer. Observe a figura de uma TV 3D digital:


Esse principio é que faz o efeito 3D, o efeito que dá impressão que algo está saindo da tela e para que isso seja possível é necessário usar um óculos. Porquê o óculos vocês me perguntam? Simples... no cinema normal os dois olhos veem exatamente a mesma imagem (diferente do mundo real), no cinema 3D sem o óculos também, apenas só irá ver uma imagem muito tosca, pois está sendo exibida uma imagem em cima da outra. A finalidade do óculos é simplesmente fazer com que um dos olhos vejam apenas uma das imagens e o outro veja a outra, através de filtragem da imagem. Interessante não é? É ai que entra a diferença das tecnologias que citei no inicio desse post, e que faz a extrema diferença de qualidade dos efeitos.

Na antiga tecnologia, as duas imagens eram produzidas com cores diferentes e os óculos faziam a filtragem pelas cores, o que se mostrava pouco eficiente pois as cores num filme são muitas, e executar um efeito 3D filtrando apenas 2 cores era limitado e muito fraco.
A nova tecnologia é 100% eficiente e faz com que 100% de uma imagem seja visualizada apenas por um dos olhos, pois as duas imagens são produzidas com polaridades diferentes e os óculos fazem a filtragem baseada na polarização da luz. Pra quem estudou ondas em física, sabe do que eu estou falando; as ondas eletromagnéticas podem ser polarizadas, ou seja, fazer com que elas vibrem em uma única direção ou plano, nesse caso chama-se polarização linear, que é a utilizada na Tecnologia 3D. A figura a seguir demonstra o processo de polarização de uma onda:


Depois de tudo que eu disse, talvez você esteja se perguntado: "Espera ai!!! Se o efeito 3D é produzido por duas imagens vistas cada uma por um olho diferente, quer dizer então que se eu não enxergar por um dos olhos não vai fazer diferença nenhuma?"
Eu lhes respondo: Logicamente que não, não irá fazer diferença. Pra falar a verdade nunca fechei um dos olhos pra fazer o teste, mas com certeza esse será o resultado.

Bem se você quer saber mais sobre essa tecnologia, pode ter mais informação nesse site da Sony, que é muito interessante. Ha um bom tempo eu tinha acessado ele, e agora quis postar sobre a tecnologia, achei interessante mostra-lo a vocês, mas deu um baita de um trabalho encontra-lo novamente. Ai está: http://www.sony.net/united/3D/#technology/principle/

Esses efeitos 3D realmente fazem diferença na hora de assistir, confesso que fiquei maravilhado, apesar de algumas decepções com alguns filmes como "The Last Airbender" (Não só pelos péssimos efeitos, mas o filme inteiro foi um fracasso).
E uma dica para quem também gosta de assistir filmes 3D ou pra quem pretende conhecer: Não assista o filme muito afastado da tela, por exemplo nas ultimas filas. Já assisti filmes 3D em diversas posições no cinema, e garanto a você. Quer sentir mesmo os efeitos 3D? Então procure sentar-se no máximo na fila do meio, não muito longe, pois a proximidade da tela faz com que ela preencha todo o seu campo de visão. Dessa forma, principalmente aqueles efeitos que atingem sua cara, parecem mais reais. Está dada a dica. Até mais.

Nenhum comentário: