quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O drama da copa em Natal

Natal como sede da copa do mundo é uma maravilha, na minha opinião não teria uma cidade mais adequada. Claro... com diversas melhoria pra fazer, mas essa é a grande vantagem. Os céticos insistem em dizer que Natal não pode ser sede, que o estádio é um desperdício de dinheiro, que mesmo depois de pronto não haverá maneira de mantê-lo. Mas é bom lembrar as vantagens proporcionadas pela vinda da copa do mundo a essa cidade, e que realmente vale a pena. Precisamos de melhorias urgentes na infraestrutura não só da cidade, mas também do estado... aeroportos, portos, projetos de mobilidade urbana... tudo isso vem junto no pacote copa do mundo e são necessidades por qual a cidade passa.

No entanto Natal está correndo o sério risco de não ser mais sede da copa, não pelo que os céticos dizem, mas por incompetência das autoridades. Natal é a sede mais atrasada e não vem cumprindo os prazos que a fifa está dando, só vejo sendo formada comissões e mais comissões para copa e nenhuma atitude concreta.

Natal encontra problemas no processo licitatório, o governo do estado tentou diversas fórmulas para erguer o Estádio das Dunas, mas nenhuma atraiu investidores. A primeira era a mais interessante. A construção da nova arena seria trocada por terrenos no centro da cidade. Não funcionou. O governo potiguar, então, tentou viabilizar uma Parceria Público-Privada, mas a licitação terminou deserta, ou seja não apareceu uma empresa se quer interessada na construção do estádio. A Fifa intimou ao Comitê Organizador Local a abrirem a nova concorrência até o dia 31, ou seja amanhã, caso contrário estarão fora da copa.

Segundo o Governo, depois de ajustes visando atrair interessados, a segunda edição do edital será lançado amanhã, e que quatro empresas teriam se manifestado. Afirmou também que o prazo de Natal para o início das obras do Estádio das Dunas seria junho de 2011.

Para ser sincero, isso está parecendo muita falta de interesse do Estado em trazer a copa do mundo para Natal, chegando ao ponto lançar o edital no ultimo dia do prazo fixado pela Fifa. Quem vem acompanhando o caso sabe que foram muitas e grandes as mudanças nos projetos do estádio, desde o seu lançamento. O projeto que pretendia colocar no lugar do atual estádio o machadão e do ginásio machadinho, uma nova arena shoppings, parques, praças e iria abrigar também o centro administrativo do governo do estado e prefeitura... agora se resume a apenas um estádio, que vem sofrendo diversos ajustes para redução de custos.

O vídeo abaixo mostra o projeto do estádio.




Atualização (31/12/2010):
E como já estavamos esperando, finalmente o edital foi publicado, trazendo esperanças para nós potiguares. Perder um grade evento como esse seria uma tragédia em todos os sentidos. Agora é torcer para que apareçam interessados e esperar que as autoridades responsáveis trabalhem com responsabilidade.

O Edital ficará disponível no site oficial do governo por 45 dias, a abertura das propostas fica prevista para o dia 15 de fevereiro de 2011, às 9h, na sede da Secretaria Estadual de Turismo.

Clique Aqui para acessar o Edital.

Uma boa noticia para quem estava apreensivo quanto a copa na nossa cidade, e um balde frio para quem não acreditou que Natal não seria mais sede.

Nenhum comentário: