quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O drama da copa em Natal

Natal como sede da copa do mundo é uma maravilha, na minha opinião não teria uma cidade mais adequada. Claro... com diversas melhoria pra fazer, mas essa é a grande vantagem. Os céticos insistem em dizer que Natal não pode ser sede, que o estádio é um desperdício de dinheiro, que mesmo depois de pronto não haverá maneira de mantê-lo. Mas é bom lembrar as vantagens proporcionadas pela vinda da copa do mundo a essa cidade, e que realmente vale a pena. Precisamos de melhorias urgentes na infraestrutura não só da cidade, mas também do estado... aeroportos, portos, projetos de mobilidade urbana... tudo isso vem junto no pacote copa do mundo e são necessidades por qual a cidade passa.

No entanto Natal está correndo o sério risco de não ser mais sede da copa, não pelo que os céticos dizem, mas por incompetência das autoridades. Natal é a sede mais atrasada e não vem cumprindo os prazos que a fifa está dando, só vejo sendo formada comissões e mais comissões para copa e nenhuma atitude concreta.

Natal encontra problemas no processo licitatório, o governo do estado tentou diversas fórmulas para erguer o Estádio das Dunas, mas nenhuma atraiu investidores. A primeira era a mais interessante. A construção da nova arena seria trocada por terrenos no centro da cidade. Não funcionou. O governo potiguar, então, tentou viabilizar uma Parceria Público-Privada, mas a licitação terminou deserta, ou seja não apareceu uma empresa se quer interessada na construção do estádio. A Fifa intimou ao Comitê Organizador Local a abrirem a nova concorrência até o dia 31, ou seja amanhã, caso contrário estarão fora da copa.

Segundo o Governo, depois de ajustes visando atrair interessados, a segunda edição do edital será lançado amanhã, e que quatro empresas teriam se manifestado. Afirmou também que o prazo de Natal para o início das obras do Estádio das Dunas seria junho de 2011.

Para ser sincero, isso está parecendo muita falta de interesse do Estado em trazer a copa do mundo para Natal, chegando ao ponto lançar o edital no ultimo dia do prazo fixado pela Fifa. Quem vem acompanhando o caso sabe que foram muitas e grandes as mudanças nos projetos do estádio, desde o seu lançamento. O projeto que pretendia colocar no lugar do atual estádio o machadão e do ginásio machadinho, uma nova arena shoppings, parques, praças e iria abrigar também o centro administrativo do governo do estado e prefeitura... agora se resume a apenas um estádio, que vem sofrendo diversos ajustes para redução de custos.

O vídeo abaixo mostra o projeto do estádio.




Atualização (31/12/2010):
E como já estavamos esperando, finalmente o edital foi publicado, trazendo esperanças para nós potiguares. Perder um grade evento como esse seria uma tragédia em todos os sentidos. Agora é torcer para que apareçam interessados e esperar que as autoridades responsáveis trabalhem com responsabilidade.

O Edital ficará disponível no site oficial do governo por 45 dias, a abertura das propostas fica prevista para o dia 15 de fevereiro de 2011, às 9h, na sede da Secretaria Estadual de Turismo.

Clique Aqui para acessar o Edital.

Uma boa noticia para quem estava apreensivo quanto a copa na nossa cidade, e um balde frio para quem não acreditou que Natal não seria mais sede.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os melhores e Piores de 2010

Está chegando mais um fim de ano, e como grande cinéfilo que sou, tive a ideia de postar aqui os filmes de 2010 que adorei e os que eu odiei. Porque se antes o Oscar era um motivo pra se escolher um bom filme para assistir já não é mais... desde que escolheram Guerra ao Terror como melhor filme de 2009. Cai entre nós... aquele filme é chato, acho que foi mais a questão nacionalista americana, do que qualquer outra coisa.
Então aqui vão as minhas indicações para os filmes que você deve assistir, e os filmes que... "você que sabe se vai assistir". Beeem... eu avisei, depois não venha reclamar que eu não falei. OK?
E claro, como seria bem lógico, na lista apenas estão os filmes que eu cheguei a assistir.
Tenha como os piores, os filmes que você vai detestar, alguns deles não vai nem conseguir terminar de assistir ou por ser chato, ou por não ter história, ou seja oque for.
Os filmes meio termos são aqueles que não foram ruins, estão mais para bons, que você irá gostar de assistir quando não estiver fazendo nada.
E finalmente os melhores, os filmes que você com certeza vai gostar, uma lista que deve guardar para um dia poder assistir, vamos começar por eles.

Os melhores filmes de 2010:
Tropa de Elite 2, O Fim da Escuridão, Como treinar o seu dragão, Lembranças, A Ilha do Medo, Iron Man 2, Salt, Green Zone, Os Homens que não Amavam as Mulheres, Last Song, Kick-Ass, Toy Story 3, Encontro Explosivo, Karatê Kid, Inception, Dinner for Schmucks, The social Net


Os piores Filmes de 2010:
Legoin, The book of Eli, Percy Jackson e o ladrao de raios, Losers, Date Nightm Clash of the Titans, I love Philip Morris, The Hot Tube Time Machine, Death at Funeral, Plano B, Get him to the greek, Par Perfeito, Mercenários, The Last Airbender, Resident Evil: Afterlife, Os vampiros que se mordam, comer rezar amar,Grown ups, Wall Street, The American, Skyline e EasyA.

Os Bons de 2010:
Zombieland, Amor sem Escalas, Alice no País das Maravilhas, Robin Hood, Querido John, Tiras em apuros, Esquadrão Classe A, Caçador de recompensas, Prince of Persia, Cartas para Julieta, Meu Malvado Favorito, Shrek 3D, The Sorcerer's Apprentice, A epidemia, The Swith, Repoman, Legend of the Guardians, Harry Potter e Red.

Existe mais alguns filmes que pretendo assistir ainda, e depois eu atualizo o post para dizer em qual lista eles vão entrar. São eles: The Tourist, Tron, Season of the Witch, As cronicas de Narnia e Um parto de viagem.

O post é útil para quem procura boas dicas de filmes para curtir, e aproveito essa para falar quais você não deve arriscar, pois provavelmente irá detestar. Mas claro, essa é minha opinião, meu gosto pode ser completamente diferente do de vocês.

Um feliz 2011... abraços.

(Sério... os piores filmes são ruins mesmo)

Tecnologia 3D

Os efeitos 3D não são novidades no cinema, como já é de conhecimento de todos, há um bom tempo existiam aqueles óculos com lentes azul e vermelha. Acontece que os efeitos que eles proporcionavam não eram tão bons, e o cinema 3D não deslanchou. Estudos foram feitos e uma nova tecnologia prometia efeitos impressionantes, incomparáveis com a antiga tecnologia. E foi assim que aconteceu no lançamento de Avatar, o primeiro filme com a nova tecnologia 3D digital. Na minha opinião o filme Avatar até agora entre os que eu assisti, tem os melhores efeitos produzidos.

Apesar da diferença entre a qualidade dos efeitos, as duas tecnologias são baseadas no mesmo principio, imitar a visão humana, ou seja duas imagens.
Certo, vamos explicar... a visão humana é formada por 2 imagens, uma de um olho e outra de outro olho; e a combinação dessas duas imagens dá maior percepção de profundidade.

Faça um teste... pegue um palito qualquer, uma caneta e uma folha de papel. Com a folha de pepel em uma mesa e o palito entre seu rosto e a folha, use caneta para rabiscar na folha a posição do palito visualizado com apenas um dos olhos abertos e depois com apenas o outro olho aberto (mantendo o palito na mesma posição). Faça o teste em duas situações: O palito próximo do rosto e o palito afastado do rosto. Você irá perceber que quanto mais próximo do rosto o palito estiver, mais afastadas serão as imagens rabiscadas no papel.

Essa é a diferença da imagem de cinema normal para imagem de cinema 3D. No cinema normal só existe uma imagem de exibição, no cinema 3D são duas projeções, uma sobreposta à outra. O efeito se da da forma que... quanto maior e mais afastado estiver um elemento existente nas duas imagens, maior a impressão de proximidade. E o contrário, quanto menor e mais próximo um elemento existente nas duas imagens mais afastado irá parecer. Observe a figura de uma TV 3D digital:


Esse principio é que faz o efeito 3D, o efeito que dá impressão que algo está saindo da tela e para que isso seja possível é necessário usar um óculos. Porquê o óculos vocês me perguntam? Simples... no cinema normal os dois olhos veem exatamente a mesma imagem (diferente do mundo real), no cinema 3D sem o óculos também, apenas só irá ver uma imagem muito tosca, pois está sendo exibida uma imagem em cima da outra. A finalidade do óculos é simplesmente fazer com que um dos olhos vejam apenas uma das imagens e o outro veja a outra, através de filtragem da imagem. Interessante não é? É ai que entra a diferença das tecnologias que citei no inicio desse post, e que faz a extrema diferença de qualidade dos efeitos.

Na antiga tecnologia, as duas imagens eram produzidas com cores diferentes e os óculos faziam a filtragem pelas cores, o que se mostrava pouco eficiente pois as cores num filme são muitas, e executar um efeito 3D filtrando apenas 2 cores era limitado e muito fraco.
A nova tecnologia é 100% eficiente e faz com que 100% de uma imagem seja visualizada apenas por um dos olhos, pois as duas imagens são produzidas com polaridades diferentes e os óculos fazem a filtragem baseada na polarização da luz. Pra quem estudou ondas em física, sabe do que eu estou falando; as ondas eletromagnéticas podem ser polarizadas, ou seja, fazer com que elas vibrem em uma única direção ou plano, nesse caso chama-se polarização linear, que é a utilizada na Tecnologia 3D. A figura a seguir demonstra o processo de polarização de uma onda:


Depois de tudo que eu disse, talvez você esteja se perguntado: "Espera ai!!! Se o efeito 3D é produzido por duas imagens vistas cada uma por um olho diferente, quer dizer então que se eu não enxergar por um dos olhos não vai fazer diferença nenhuma?"
Eu lhes respondo: Logicamente que não, não irá fazer diferença. Pra falar a verdade nunca fechei um dos olhos pra fazer o teste, mas com certeza esse será o resultado.

Bem se você quer saber mais sobre essa tecnologia, pode ter mais informação nesse site da Sony, que é muito interessante. Ha um bom tempo eu tinha acessado ele, e agora quis postar sobre a tecnologia, achei interessante mostra-lo a vocês, mas deu um baita de um trabalho encontra-lo novamente. Ai está: http://www.sony.net/united/3D/#technology/principle/

Esses efeitos 3D realmente fazem diferença na hora de assistir, confesso que fiquei maravilhado, apesar de algumas decepções com alguns filmes como "The Last Airbender" (Não só pelos péssimos efeitos, mas o filme inteiro foi um fracasso).
E uma dica para quem também gosta de assistir filmes 3D ou pra quem pretende conhecer: Não assista o filme muito afastado da tela, por exemplo nas ultimas filas. Já assisti filmes 3D em diversas posições no cinema, e garanto a você. Quer sentir mesmo os efeitos 3D? Então procure sentar-se no máximo na fila do meio, não muito longe, pois a proximidade da tela faz com que ela preencha todo o seu campo de visão. Dessa forma, principalmente aqueles efeitos que atingem sua cara, parecem mais reais. Está dada a dica. Até mais.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Leilões da Internet - O jeito fácil de tirar dinheiro dos outros

Tava assistindo o programa do ratinho e vi em uma das propagandas o chamado Show de centavos, um leilão na internet onde você pode conseguir artigos por um bom "desconto". E na ultima programação do Fantástico, uma reportagem sobre o assunto, onde um cara havia conseguido arrematar não sei quantos objetos por apenas 800 reais, incluso nisso tudo tinha uma TV de plasma.
Bemm... fiquei curioso e fui pesquisar sobre esse site e fiz um cadastro onde consegui 3 ofertas de brinde para usar no site.

O esquema do site e como eles ganham dinheiro é bem inteligente: O site disponibiliza diversos artigos para que os usuários possam arrematar numa espécie de leilão, artigos esses de cerca de 2000 reais podem ser arrematados por exemplo com pouco mais que 20 reais. Mas é ai onde entra a tetra deles, para fazer ofertas você precisa comprar o direito de faze-las. Como? Você pode comprar cada oferta por 1 real, e claro, só pode ser utilizada 1 vez. Quem já foi em algum leilão sabe que não vai conseguir nada fazendo apenas 1 oferta, o jogo é duro, ainda mais quando sabe-se lá quantos internautas estão lá vidrados dando seus lances. Se trata muito mais de sorte, e quando se trata de ter sorte (talvez por eu não contar muito com ela durante toda minha vida) procuro não envolver meu dinheiro. Cada lance dado o preço do produto é acrescentado de1 centavo, então, só para você ter noção de como é muito dinheiro que eles ganham: imagine uma impressora multifuncional de R$289,00 que foi arrematada por 12,79 rendeu para o site R$1279, foram muitos lances de R$0,01 para chegar até R$12,79; para ser mais preciso 1279 lances. Dificilmente o site sairá perdendo.

Cada produto oferecido tem um tempo decresivo que corresponde ao tempo que ele ficará disponível. Esse tempo decorre normal até os 15 segundos. Depois de passado15 segundos, cada oferta que é feita pelo produto seu tempo é restaurado para novos 15 segundos, arremata quem for o ultimo a dar a oferta até que o tempo zere. É nessa hora que o show de ofertas ocorre e o site realmente ganha dinheiro, são lances dados um em cima do outro, e o tempo parece que nunca vai terminar.

Olhe, na minha opinião, não vale a pena arriscar em algo que dificilmente irá se transferir em alguma vantagem. Primeiro, é lógico que para que o site ganhe dinheiro é necessário que poucos usufruam dele. Gastei minhas 3 ofertas que tive direito ao me cadastrar, e pelo que vi parece ser muito difícil arrematar algo, com tanta gente ao mesmo tempo tentando.
O cara que apareceu na matéria do Fantástico no ultimo domingo, é um em não sei quantos. Arriscar a sorte nesses sites provavelmente vai sair muito caro.

Essa é a dica. Valeu galera.