segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aurora



Com certeza você ouviu falar sobre a aurora, um fenomeno da natureza que ocorre apenas nos pólos, eu nunca vi, mas sabe-se que é maravilhoso de ser visto, mágico, coisa de outro mundo, infinidades de cores dançantes cortando o céu. Ao norte é chamado de Boreal e ao sul de Austral.

A pouco não se sabia muito sobre esse incrível fenomeno, que é causado pelo choque de partículas do vento solar com a atmosfera terrestre, ao se chocar os átomos perdem elétrons, são ionizados, e ao ficarem instaveis liberando energia em forma de luz em diferentes frequencias.
Os ventos solares são partículas de elétrons prótons e neutrinos muito quentes emitidos da coroa solar, que viajam o espaço, o vento solar ao chegar na terra causa reações na magnetosfera da terra, uma área em volta da terra formada pelo campo magnético terrestre, o vento solar e a magnetosfera da terra são meios condutores, aplicando-se a lei de Lenz, a variação do fluxo magnético induz corrente elétrica, como esses dois meios estão variando magnéticamente em relação entre si, se chocam e suas linhas de campos magnéticos sob pressão assumem repentinamente um novo formato, tal como uma borracha que tenha sido esticada além do seu ponto de ruptura, há a geração de corrente elétrica, no qual os atomos dos ventos solares são acelerados para dentro da atmosfera terrestre, ao se chocarem com os atomos de oxigenio e nitrogencio, ioniza-os e nos da o show de luzes.
No entanto não é uma particularidade da Terra, ela ocorre em outros planetas também, até mesmo pode ser obtida artificialmente.

Elas são relativamente imprevisíveis; devido às perturbações magnéticas, as auroras podem ser vistas em qualquer momento quando o céu está escuro. Na média, as observações ocorrem ao redor de meia-noite. No hemisfério do norte, temos o Alasca, e muitos locais do Canadá oriental. Na Europa, temos a Islândia e norte da Escandinávia. No hemisfério sul, a aurora aparece em regiões despovoadas.



Assista o video veja as imagens interessantes e entenda um pouco mais sobre a origem das auroras:



Nenhum comentário: