quarta-feira, 5 de março de 2008

Reflexão: A águia

Há lições que são faceis de entender mas nunca seguimos, por mais simples que forem... Em uma aula de empreendedorismo, meu professor Sid Marques estava nos falando quais caracteristicas um empreendedor de sucesso deveria ter, e para concluir sua aula nos fez fazer uma reflexão, dizendo:
"A águia é a ave que de sua especia possui a maior longevidade, chegando a viver 70 anos, só que aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta, o bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito, as asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas faz o vôo precário e muito difícil! Então para se chegar a 70 anos ela se ver na situação em que deve tomar uma séria e difícil decisão. A águia só tem duas alternativas:
1ª Descansar e morrer ou 2ª Enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Se ela optar pela segunda opção deverá voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. A águia começa a arrancar as velhas penas, arrancar suas unhas e a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, depois desse dolorido processo, nascerá um novo bico, novas penas e garras... Só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação, para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz."

O que seria sucesso? Para mim fica claro que sucesso não é sinônimo de vitórias, e sim de um sonho, de lutas que fazemos para seguir nossas metas.
E o que seria fracasso? Para mim... fracasso não são derrotas mas sim a terrível opção de desistir... não ter perseverança.
Quando você se encontra numa situação em que precisa tomar uma decisão, uma medida, precisa de solução, entre a escolha de fazer ou não fazer... não se decide e escolhe não fazer com o medo de erros, com medo de arrependimentos... pra mim é fica claro que é sempre a pior opção, os erros podem ser corrigidos e os arrependimentos superados, mas nunca sua consciência ficará leve sem saber se realmente teria sucesso, nunca saberá nem gozará da vitória que conseguiria.

Nenhum comentário: