domingo, 20 de abril de 2008

O parque político, como é divertido.

O congresso nacional virou um parque, com muitos menininhos inocentes brincando e fazendo suas molequices, cuidado pra não se machucar, mas eles são tão bonitinhos, coitadinhos.
Nos últimos anos o Brasil vem sendo bombardeado por inúmeros fatos que comprovam o que toda a população sempre soube, os bens públicos vem sendo apoderados por políticos e demais servidores públicos que por traz dos cargos e dos poderes, que são conferidos a eles, sentem-se donos do bem publico e enriquece ilicitamente as custas do contribuinte.
A constituição estabelece em seu Art.1°, parágrafo 1°, que “todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos (...)”.
Dá-se a entender que os administradores públicos não devem agir contra a lei ou além da lei, mas sim agir segundo a lei, como disse Michal Stassino Poulas, mas não é isso que vem acontecendo estamos vivenciando fatos em nossa política, como o escândalo dos cartões corporativos.
Não e de hoje que essa nação paga pela incompetência e o famoso jeitinho brasileiro dos maus administradores públicos, prova disso e o grau de insatisfação do brasileiro com os direitos básicos do cidadão como: Saúde, educação e segurança. Princípios básicos que são prejudicados pelas más administrações na esferas municipais, estaduais e federais.
Governantes que por sua vez deveriam representar nossos anseios, resolver nossos problemas sociais e ser nossa voz, assim como exercer seu cargo para priorizar a satisfação do povo que foi o responsável por sua entrada no poder e não resolver seus próprios problemas econômicos, gozam de vantagens especiais que protegem o exercício do mandato, sendo assim o caso dos parlamentares que tem a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e voto.
Há facilidade na lei pra cobrir fatos comprometedores do governo, muitos dos escândalos políticos são acobertados com acordos, esses por sua vez, vão buscar respaldo justamente nas brechas que alei dá, por isso que alguns chegam a falar que política é uma arte pois esses encenam um jogo de interesses.


Porque esses funcionários públicos se enveredam em meios ilícitos de manipular a coisa publica?
Esta é uma pergunta que pode tomar respostas diferentes para cada fato de corrupção praticado por um individuo público (servidor ou político), vimos que a lei existe e sua pena também, e mesmo assim os casos de corrupção continuam surgindo.
Um dos motivos para a corrupção pode ser a educação do individuo, não só a educação escolar ou a educação que vem do berço do pai ou da mãe, mas sim a educação de vida a qual esse individuo passou.
Outro agravante à corrupção pode ser a falta de transparência dos gastos públicos, pois sem transparência não há como se saber se o bem adquirido foi comprado com todo o dinheiro liberado, sem a exibição dos gastos corretamente a população não poderá analisar os gastos, sem falar que os dados são expostos de uma maneira na qual fica difícil compreender, são compostos de emaranhados de siglas abreviações e outros empecilhos que impedem pessoas de fora do meio político de entenderem as prestações de conta.
A impunidade com relação à corrupção também deixa a entender que compensa ao político ser corrupto, acompanhando o caso do mensalão, por exemplo, nota-se claramente que ninguém foi punido, no máximo renunciaram ao cargo o que provaria mais ainda o envolvimento pois estavam com medo de sofrerem as conseqüências. A lei existe e indica os crimes e contem as penas a serem praticadas, mas os políticos têm um privilegio e inúmeras brechas para escaparem da lei, até parecem que estão acima da lei nos seus cargos políticos.

Solução? (...) Eu não sei mais de nada!!!
Que tal usar bem o seu voto, ou vai querer os molequinhos mordendo a sua pizza?



Por Vandeilson